sexta-feira, abril 28, 2006

Ceramistas e al-Ândalus



Terminou, no passado dia 22 o "II Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas", com um concerto memorável pelo trio "Lost Gorbachevs". Se alguma coisa haverá a dizer sobre esta segunda edição, é que ela suplantou as próprias expectativas, independentemente de todos os erros, falhas e problemas com que a organização se deparou. O próprio tempo também não foi um aliado generoso do evento, com alguma chuva a dificultar os trabalhos. Malgrado tudo isto consideramos que foi um sucesso. Os trabalhos foram realizados na íntegra e excederam em número e qualidade o esperado. Os convites para realizar exposições sucedem-se e há já probabilidades de que se venham a realizar em Aviléz (Astúrias); País Basco e Valência, para além das nacionais, em Cinfães e Porto.

Reuniram-se mais uma vez, em Boassas, na fronteira do al-Ândalus, pessoas de vários países e culturas, trocando conhecimentos, saberes e...amizade. É uma herança que reclamamos, esta do al-Ândalus, no legado que nos deixou e que se consubstancia na capacidade que nos incutiu de admitir como concidadãos pessoas de diferentes usos, costumes e religiões.

Imagem: "Tocadores árabe e cristão representados nas Cantigas de Santa Maria, de Afonso X, 1280. Biblioteca do Mosteiro de El Escorial, Espanha" in ALVES, Adalberto - A Herança Árabe em Portugal, Lisboa, CTT, 2001

Sem comentários: