terça-feira, setembro 29, 2009

9.ª Bienal de Cerâmica de Aveiro


No próximo dia 3 de Outubro, a partir das 15.00 horas, no edifício da Antiga Capitania serão inauguradas as quatro exposições de cerâmica integradas na IX Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro.


Assim, pelas 15.00 horas, será inaugurada a Exposição “Sabores da terra / Sabores de la tierra” 15.º Certamen San Agustín de Cerâmica, na Galeria da Capitania, que vai reunir 96 pratos em cerâmica de 24 ceramistas portugueses e 24 espanhóis em cada um dos artistas apresenta duas obras. São 48 visões, distintas como não poderia ser de outra forma, do que se pode fazer – ou tentar fazer-se – para cozinhar tão “saborosamente” com pratos atractivos. Pode ser visitada até 15 de Novembro, de terça-feira a domingo, das 14.00 às 18.00 horas.


De seguida proceder-se-á à abertura da mostra Bienal de Cerâmica – 20 anos – retrospectiva no Museu da Cidade de Aveiro, às 15.30 horas que vai reunir obras que concorreram em edições anteriores da Bienal, trabalhos estes pertencentes ao espólio municipal. Aberta também até 15 de Novembro, recebe visitantes de terça-feira a domingo, das 10.00 às 12.00 horas e das 14.30 às 18.00 horas.


A cerimónia de entrega dos prémios e inauguração da exposição da IX Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro terão lugar às 16.00 horas, no Museu de Aveiro. Patente até 15 de Novembro, poderá ser apreciada de terça a domingo, das 10.00 às 17.30 horas.


Por último, pelas 18.00 horas, nos Paços do Concelho, a mostra “Figuras Tradicionais da Região de Aveiro” – Cerâmica de Alberta será aberta. Esta é uma Exposição individual de cerâmica sobre figuras características da região, nomeadamente, as profissões relativas à ria (como o marnoto, a salineira, o apanhador de moliço, o pescador, a peixeira, entre outras). De forma metódica e criativa, estas figuras representam as profissões mais significativas no que diz respeito ao desenvolvimento da região. As figuras são peças únicas, em cerâmica vidrada com dimensões variáveis (dos 20 aos 50 cm). Aberta de terça a domingo, das 14.00 às 18.00 horas.

quarta-feira, setembro 23, 2009

video

7º Symposium of Artisctic Ceramics for Mediterranean Countries

Tradição Milenar

Sofia Beça representa Portugal na Grécia

O simpósio organizado pelo Centro Internacional de Cerâmica da Grécia, a decorrer em Volos, conta com a presença de Espanha, Itália, França, Portugal e Grécia, num total de cerca de 10 ceramistas, tendo sido Sofia Beça única convidada a representar Portugal por indicação dos artistas Guido Mariani e Emidio Galassi, de renome na área da Cerâmica. Em 1790, a família Anetopoulos começou a trabalhar a arte do barro. Criou um local adequado, onde as exposições e simpósios internacionais de cerâmica artística têm tido lugar desde o ano 2000. Como, em 2013, os Jogos Mediterrânicos terão lugar na cidade de Volos, a administração do Centro Internacional de Cerâmica visa promover uma série de eventos, para os países mediterrânicos, até 2013. Assim, este ano, decorre o 7º Simpósio de Cerâmica Artística para os países mediterrânicos e o 9º Salão Internacional de Cerâmica Artística. O Simpósio tem início a 4 de Setembro e termina a 14. A inauguração acontece no domingo, 13. Cada artista cria o seu próprio projecto que no dia da abertura será apresentado na exposição e transportado para o Museu. À noite, projectam-se cds dos artistas convidados. De acordo com os valores da hospitalidade grega, vai organizar-se durante o simpósio uma excursão à montanha do Mítico Centauro - como ponto alto da inspiração.

Marília Afonso